A cultura de João Pessoa ganhou mais um motivo para celebrar: o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, acaba de ser agraciado com a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A homenagem reconhece o trabalho relevante e transformador que o gestor tem desempenhado à frente da Fundação Cultural de João Pessoa, valorizando a arte, os artistas e as tradições da capital paraibana.

A iniciativa da condecoração partiu do deputado estadual João Gonçalves, que destacou a dedicação de Marcus à cultura ao longo de sua trajetória. “Marcus, ao assumir a Funjope, começou a trazer de volta, junto com o prefeito Cícero Lucena, aquilo que culturalmente estava esquecido e abandonado na cidade”, afirmou o parlamentar.
Emocionado, Marcus Alves agradeceu pela honraria e fez questão de reconhecer o trabalho coletivo da equipe da Funjope. “A palavra do momento é gratidão. Gratidão ao deputado João Gonçalves pela proposta e a todos os deputados da Casa Legislativa que aprovaram essa homenagem. Essa conquista é reflexo de um trabalho coletivo e do apoio que temos recebido do prefeito Cícero Lucena para fazer da cultura uma política pública efetiva”, declarou.
Além dos grandes eventos como Carnaval Tradição, São João, Paixão de Cristo, Festa das Neves e as festividades natalinas, Marcus também tem se destacado por ações inclusivas e inovadoras, como a Tardezinha Inclusiva — projeto que integra o programa Somos Capazes e oferece uma programação mensal voltada para crianças autistas. A iniciativa, que acontece no Centro Cultural de Mangabeira, vem sendo referência nacional e recentemente rendeu ao prefeito Cícero Lucena o Prêmio Orgulho Autista Brasil.
Trajetória e compromisso com a cultura
Marcus Alves é doutor em Sociologia e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), além de bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já atuou como professor universitário, secretário de Comunicação Social de João Pessoa e Conde, e, desde 2021, está à frente da Funjope, fortalecendo a cena cultural da cidade com ações que combinam tradição, inovação e inclusão social.
A data da entrega da medalha ainda será definida, mas o reconhecimento já ecoa como símbolo de um trabalho que transforma, inspira e amplia o acesso à cultura na capital paraibana.