O poder transformador da arte na infância

Arte-educadora destaca benefícios emocionais e sociais do contato com a cultura para crianças

Despertar a imaginação, ampliar a percepção de mundo, fortalecer vínculos e estimular o pensamento crítico. Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios proporcionados pelo contato com a arte desde a infância, segundo a arte-educadora e multiartista Aline Alencar, que conversou com exclusividade com o Papo Pop sobre a importância de promover experiências culturais para crianças.

“A infância é uma fase de constante aprendizado, e o estímulo à arte e à cultura favorece a formação de um ser humano mais empático, criativo e com uma visão de mundo mais ampla”, afirma Aline. Para ela, a arte é uma ferramenta poderosa para a construção subjetiva do lúdico e do imaginário — elementos essenciais no processo de desenvolvimento infantil.

Além de ressaltar os impactos positivos emocionais e cognitivos, Aline também chama atenção para o papel da cultura como alternativa ao uso excessivo de telas. “Atividades como circo, contação de histórias e teatro resgatam o brincar coletivo e promovem socialização. Em tempos de excesso de tecnologia, os espaços culturais se tornam ainda mais importantes para oferecer vivências mais humanas, próximas e sensíveis”, completa.

Cultura que aproxima gerações

Pensando nisso, o projeto Viva Usina, em João Pessoa, criou o Domingos na Usina, uma programação gratuita e voltada especialmente para o público infantojuvenil e suas famílias. Música, literatura, oficinas criativas e espetáculos de circo fazem parte da experiência que acontece na Usina Cultural Energisa — um verdadeiro espaço de encontro entre arte, afeto e aprendizado.

No próximo domingo, 1º de junho, a partir das 16h, o Palco Bonde recebe a própria Aline Alencar, que com sua personagem Dona Maricota, uma cordelista encantadora, apresenta histórias recheadas de cantigas, contos populares e muita interação com o público.

Em seguida, às 17h, na Sala Vladimir Carvalho, a criançada poderá literalmente “voar” com a Oficina de Tecido Acrobático, comandada por Aylla Germano e sua equipe. A atividade propõe não só o desenvolvimento físico e motor, mas também trabalha aspectos como confiança, concentração e superação de limites, de maneira lúdica e segura.

Viva Usina: inscrições abertas até julho

Além da programação regular, o Viva Usina 2025 segue com inscrições abertas para projetos culturais nas categorias geral, feirinha e programação infantil. A iniciativa busca valorizar artistas paraibanos e promover uma ocupação cultural plural e inclusiva, com eventos até outubro deste ano.

Os projetos selecionados passam por mentoria especializada em comunicação e redes sociais, fortalecendo não só o conteúdo artístico, mas também sua presença digital. As inscrições vão até 31 de julho, pelo site www.vivausina.com.

O projeto é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Domingos na Usina – Para toda a família

📍 Local: Usina Cultural Energisa

📅 Data: 1º de junho (domingo)

🕓 Horário: A partir das 16h

🎟️ Entrada gratuita

🔗 Mais informações: www.vivausina.com