Festival No Ar Coquetel Molotov 2025 celebra 22 anos com Gaby Amarantos, Urias, Duquesa e fusão de ritmos latinos no Recife

O festival celebra 22 anos com uma programação que exalta a latinidade e reafirma seu papel como o principal evento independente do Recife. O Papo Pop integra o time de apoiadores de mídia do Coquetel Molotov 2025.

Mais do que um evento, o Festival No Ar Coquetel Molotov é um manifesto de inovação e diversidade musical. Em sua 22ª edição, marcada para o dia 6 de dezembro, o festival ocupará o Campus da UFPE, no Recife, com três palcos, reunindo nomes que traduzem o presente e apontam o futuro da música brasileira e mundial.

Foto: divulgação.

Entre os destaques estão Gaby Amarantos, Urias, Zaho de Sagazan (França), Terno Rei, Don L, Mamba Negra, Isabella Lovestory (Honduras), Shevchenko, DJ Marky, Duquesa, Samuel de Saboia, Clara Potiguara e Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno, além de muitas outras atrações que celebram a pluralidade sonora em mais de 12 horas de programação.

Foto: Coletiva de imprensa 2025

Este ano, o festival abraça com mais intensidade a latinidad, conectando ritmos da Amazônia, da África e do Caribe à vanguarda da música independente contemporânea. Pela primeira vez, o evento trará o frevo e um maracatu feminino ao lineup — reafirmando seu compromisso com a representatividade e as tradições culturais pernambucanas.

A Feira Preta, maior festival de economia criativa negra da América Latina, também marcará presença com uma edição especial no campus da UFPE, reunindo empreendedores locais nas áreas de moda, gastronomia, beleza, arte e literatura.

“Essa tem sido uma das edições mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, mais bonitas do Coquetel Molotov”, comenta Ana Garcia, diretora do festival. “Mesmo em um cenário de dificuldades na captação de recursos, conseguimos montar uma programação que celebra a força feminina, a conexão latino-americana e o poder da diversidade musical. Setenta por cento dos artistas deste ano têm mulheres em sua formação.”

Reconhecido recentemente como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, o Coquetel Molotov reafirma seu papel pioneiro na cena cultural. O evento mantém sua essência independente, apostando em acessibilidade, sustentabilidade e equidade de gênero, com entrada gratuita para Pessoas Trans e PCDs, selo de evento neutro em carbono e curadoria marcada pela ousadia.

“É um festival que move a economia criativa do estado e impulsiona o turismo cultural. O Coquetel é hoje um símbolo da música independente no Brasil”, ressalta Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Com patrocínio da Natura, Prefeitura do Recife e Embratur, e cerveja oficial Heineken®, o festival ainda conta com o apoio de iniciativas como Livre de Assédio, Manifesto Ambiental, Feira Preta, Borsoi, Funarte e Ibermúsicas, além de incentivo da PNAB PE pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.

A identidade visual da edição é assinada pelo artista recifense Gabriel Azevedo, que imprime cores intensas e texturas vibrantes para representar a mistura de ritmos e culturas que o festival celebra há mais de duas décadas.

Mais que um evento, o No Ar Coquetel Molotov segue como um símbolo de resistência, criatividade e união.

Um espaço onde a música pulsa, o corpo dança e o futuro da arte brasileira continua sendo escrito, com sotaque, ritmo e alma nordestina.

Premissas – O No Ar Coquetel Molotov mantém seu DNA de pioneirismo nos festivais, reforçando compromissos como acessibilidade, diversidade e sustentabilidade, sustentando premissas como listas free para PCDs, Pessoas Trans e equidade de gênero nos palcos, além de manter selo de evento neutro em carbono com protocolos de Lixo Zero. Em 21 edições já realizadas, o evento trouxe ao Recife diversas atrações que despontaram no cenário nacionale teve sua mais recente edição com ingressos esgotados com um lineup de 70% de nomes femininos.O festival também realiza o Coquetel Molotov Negócios, conferência gratuita com pitchings, oficinas e debates para o fortalecimento do mercado da música, e projetos paralelos como a Incubadora Musical e o Mapeando Pernambuco, que ampliam o acesso e a representatividade na cultura pernambucana. O Coquetel Molotov Negócios, por sinal, ocorre nos dias que antecedem o festival em espaços do Recife Antigo.

No Ar Coquetel Molotov – 22ª Edição

Data: Sábado – 6 de dezembro de 2025

Local: Campus da UFPE – Recife / PE

Patrocínio: Natura, Prefeitura do Recife e Embratur

Cerveja Oficial: Heineken

Apoio: Livre de Assédio, Manifesto Ambiental, Feira Preta, Borsoi, Funarte e Ibermúsicas

Mídia parceira: TOCA UOL, S.O.M., Popload, Trace, Mapa dos Festivais, Universitária 99,9 FM, TVU Recife, Trend Midia, Afoitas, Continente, O Grito!, Frei Caneca FM, Recife Ordinário, A Cena Recifense, Manguetown e Papo Pop.

Incentivo: PNAB PE – Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco

Evento organizado no âmbito da Temporada França-Brasil 2025: République Française,

Institut Français, Instituto Guimarães Rosa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da

Cultura – Governo Federal

Realização: Coda Produções e Instituto Cultural Coquetel Molotov

Ingressos à venda: https://shotgun.live/pt-br/festivals/festival-no-ar-coquetel-molotov-2025

Mais informações: @noarcm | coquetelmolotov.com.br