A programação de maio do Viva Usina 2025 promete movimentar a cena cultural de João Pessoa com uma série de atividades gratuitas que celebram a diversidade artística da Paraíba. Música, performances, batalhas de rap, circo, cultura popular, feiras criativas e ações voltadas ao público infantil se encontram na Usina Energisa, consolidando o espaço como um verdadeiro polo de cultura e criação.

Ao todo, serão 12 atrações culturais, distribuídas entre os dias 9 a 11 e de 30 de maio a 1º de junho— tudo com acesso livre ao público.
O Viva Usina 2025 integra a estratégia de sustentabilidade do Grupo Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução, via Lei de Incentivo à Cultura.
Música para todos os gostos
A programação musical traz nomes de peso da cena paraibana. No dia 10 de maio, às 19h, Seu Pereira sobe à Tenda da Música com o show “Módulo Lunar”. No dia 30, a banda Zefirina Bombaapresenta “Made in PB”, uma homenagem potente a Zé Ramalho, na Sala Vladimir Carvalho. Já no dia 31, o palco será tomado pelas rimas afiadas dos MCs Rodrigo Primata e Mano Kabeça no evento “Rimas que Ecoam a Periferia”, a partir das 20h.
Viva Usina segue com inscrições abertas
Artistas e produtores culturais de diversas linguagens — como dança, teatro, circo, cultura popular, artes visuais, gastronomia, literatura, música, cinema e artes integradas — podem inscrever seus projetos até 31 de julho, gratuitamente, pelo site oficial (www.vivausina.com). As propostas selecionadas farão parte da programação do Viva Usina até outubro de 2025 e ainda contarão com mentorias focadas em redes sociais para potencializar a divulgação dos trabalhos.
Confira a programação completa de maio:
9 de maio
20h — Duoniso Coletivo apresenta “Brasileiro, Sim Sinhô”
10 de maio
19h — Seu Pereira apresenta “Módulo Lunar”
21h — Coco de Roda Almirante do Atalaia
11 de maio
16h — Contação de Histórias: “Bagunçar não dá preguiça e espreguiçar não faz bagunça”
17h — Circo: “Tá Com a Mulinga”, com a Cia Mulinga
30 de maio
18h — Exposição “Ibiapina”
20h — Zefirina Bomba toca Zé Ramalho
31 de maio
20h — “Rimas que Ecoam a Periferia” – Batalhas de Rap com Rodrigo Primata e Mano Kabeça
22h — “Quebrando Barreiras – Breaking na Usina”, com Roça City Breakers, Marvel Kings Crew e Break Campina
1º de junho
16h — Contação de Histórias: “Castelo de Histórias”
17h — Circo: “Brincando de Voar”, com Aylla German