Papo Pop será um dos portais oficiais do Festival No Ar Coquetel Molotov 2025

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, o festival reafirma sua importância para a cena cultural nordestina e celebra uma parceria inédita com o portal paraibano Papo Pop.

Prestes a anunciar o lineup de sua 22ª edição, o Festival No Ar Coquetel Molotov se prepara para receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, proposto pela deputada estadual Dani Portela e aprovado em plenário na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) nesta quarta-feira (15/10). A proposição agora aguarda assinatura da governadora Raquel Lyra para se tornar oficial.

Criado em 2004, o Coquetel Molotov consolidou-se como um dos principais eventos de música independente do país, promovendo diversidade sonora, acessibilidade, sustentabilidade e equidade de gênero. Ao longo de mais de 20 anos, o festival realizou edições em diversas cidades pernambucanas, como Recife, Olinda, Jaboatão, Gravatá, Caruaru, Belo Jardim e Arcoverde, e também em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, conectando a cena nordestina ao cenário nacional e internacional.

Foto: Mateus Silomar e Ana Garcia.

Para 2025, o festival já confirmou nomes de peso como Urias, Duquesa, Samuel de Saboia, DJ Marky, Isabella Lovestory e a cantora francesa Zaho de Sagazan, que vem ao Brasil pela primeira vez e atualmente integra a trilha sonora da novela Vale Tudo. A programação completa será divulgada em uma coletiva online no dia 28 de outubro.

“O Molotov é um festival que fortalece as trocas entre a música regional, valorizando expressões artísticas que são patrimônios imateriais brasileiros e locais como o Coco, o Maracatu, o Frevo, a Ciranda e o Brega, evidenciando a cultura do nosso estado. Além disso, se tornou um ambiente plural para a comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, comprometido com a paridade de gênero e as questões ambientais”, destacou a deputada Dani Portela, propositora da indicação.

Para a diretora e idealizadora do festival, Ana Garcia, o reconhecimento é um marco histórico.

“Este título celebra não apenas a trajetória do Coquetel Molotov, mas também o esforço coletivo de mais de duas décadas fomentando a música independente e promovendo impacto social. Ser reconhecido como Patrimônio Imaterial é um lembrete de que a cultura precisa de políticas públicas consistentes e de valorização de quem faz arte em Pernambuco.”

Além de shows, o Coquetel Molotov promove a Feira das Feiras, com empreendedores criativos e periféricos, ações de acessibilidade com intérpretes de Libras, áreas adaptadas, cardápios em braile e equipe de apoio. O evento também é responsável por iniciativas como a Lista Trans Free, que garante ingresso gratuito para pessoas trans e não binárias, e o Coquetel Molotov Negócios, conferência gratuita com pitchings, oficinas e debates para o fortalecimento do mercado da música. Projetos paralelos, como a Incubadora Musical e o Mapeando Pernambuco, ampliam o acesso e a representatividade na cultura pernambucana.

Nesta edição, o portal Papo Pop será um dos portais oficiais do festival, reforçando sua atuação como veículo de cultura, entretenimento e economia criativa no Nordeste.

“O Coquetel Molotov representa a força e a pluralidade da nossa região. Estar junto desse movimento é um passo importante para o Papo Pop, que busca amplificar vozes e histórias que transformam o cenário cultural nordestino. É uma parceria que nos enche de orgulho e inspiração”, afirma Mateus Silomar, fundador e CEO do Papo Pop.

Siga o festival em @noarcm e acompanhe a cobertura completa no @papopopcast.