Natal na Usina 2025 promove inclusão com parceria da Funad

Evento reforça o compromisso com a acessibilidade e a participação de pessoas com deficiência nas celebrações natalinas

Realizado há 12 anos na Usina Cultural Energisa, o Natal na Usina ganha um reforço especial em 2025 com a parceria da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). A iniciativa busca ampliar o acesso e garantir que pessoas com deficiência participem plenamente das atividades culturais e festivas promovidas durante o mês de dezembro.

Entre as ações da parceria, está a impressão da programação do evento em Braille, distribuída em escolas, ONGs e espaços culturais, garantindo que o público com deficiência visual tenha acesso às informações de forma autônoma.

Uma das atividades de destaque será a “Ação Funad no Natal na Usina”, marcada para o dia 11 de dezembro, das 13h30 às 16h, com uma programação acessível que inclui apresentações circenses, visita a exposições e ao Museu da Energia. O momento será voltado especialmente para crianças e jovens atendidos pela instituição.

Além disso, a Feira do Natal na Usina contará com um stand exclusivo para as mães da Funad, que poderão expor e comercializar seus produtos artesanais, fortalecendo o empreendedorismo e a geração de renda entre famílias de pessoas com deficiência.

“A cultura é um direito e deve ser acessível a todas as pessoas. Quando um equipamento do Instituto Energisa, como a Usina Cultural Energisa, incorpora práticas inclusivas, reafirmamos nosso compromisso com toda a sociedade paraibana. O Natal na Usina é um patrimônio afetivo e imaterial da Paraíba, e ampliar sua acessibilidade é também ampliar o sentido de pertencimento e celebração que ele representa”, destaca Delânia Azevedo, coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa.

O Natal na Usina 2025 é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, Brose e Sintur, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

Inclusão também na produção do evento

De acordo com Dina Faria, diretora da Atua Comunicação Criativa, a parceria prevê ainda a contratação de uma pessoa com deficiência para integrar a equipe de produção.

“Nosso objetivo é mais do que levar acessibilidade ao ambiente cultural. É contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, reforça.

A Funad também irá colaborar na divulgação do evento em suas redes sociais, ampliando o alcance da mensagem de um “Natal acessível para todos”.

Com essa parceria, o Natal na Usina 2025 reafirma o papel da Usina Cultural Energisa como ponto de encontro da cultura paraibana, celebrando a inclusão, a diversidade e o espírito natalino em sua forma mais ampla.

Crédito das fotos: Natalia Di Lorenzo