Caetano Veloso e Maria Bethânia, dois dos maiores nomes da música brasileira, foram indicados ao Grammy 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global. O álbum ao vivo dos irmãos baianos concorre com produções de artistas renomados da cena internacional, reafirmando o poder e a relevância da música brasileira no cenário mundial.
Além dos brasileiros, também estão na disputa No Sign of Weakness, do rapper nigeriano Burna Boy; Sounds Of Kumbha, do cantor indiano Siddhant Bhatia; Éclairer le monde, Light the World, do senegalês Youssou N’Dour; Mind Explosion, da banda de jazz Shakti; e Chapter III: We Return To Light, da britânica Anoushka Shankar, em parceria com Alam Khan e Sarathy Korwar, artistas de origem indiana.
Durante a performance de “O Quereres”, que se tornou um dos pontos altos do projeto, Bethânia e Caetano reafirmam sua conexão artística e afetiva, encantando o público com a mesma intensidade que marcou suas trajetórias individuais e conjuntas.
Brasileiros no Grammy
A presença de artistas brasileiros no Grammy reforça o impacto global da nossa música. No ano passado, Milton Nascimento e Anitta foram indicados, mantendo viva a tradição de nomes do Brasil na premiação. Categorias como Álbum de Música Global e Álbum de Jazz Latino seguem sendo os espaços onde o país mais se destaca, consolidando uma história iniciada há décadas.
O ponto alto dessa trajetória foi em 1965, quando o Brasil conquistou duas das quatro principais categorias: Gravação do Ano, com “The Girl from Ipanema”, de Astrud Gilberto e Stan Getz, e Álbum do Ano, com “Getz/Gilberto”, de João Gilberto e Stan Getz. Desde então, nomes como Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil marcaram presença entre os vencedores.
Premiação acontece em fevereiro
A Academia de Gravação anunciou, nesta sexta-feira (7), a lista completa dos indicados ao Grammy 2026. A cerimônia acontece no dia 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles, e contará com 95 categorias no total.
Mais uma vez, o Brasil chega com força e emoção — e, nas vozes de Caetano e Bethânia, o mundo volta seus olhos e ouvidos para a poesia e a beleza da nossa música.







